CURSO DE INTRODUÇÃO ÀS PROVAS DIGITAIS NO PROCESSO DO TRABALHO. CONCEITOS. FERRAMENTAS. PRÁTICAS EM AUDIÊNCIA.

EMENTA:
Análise da evolução da sociedade digital e o papel do direito na regulação de uma nova cultura, abordando temas atuais e polêmicos relacionados à produção da prova digital nos processos trabalhistas, sobretudo referente à legitimidade, validade, oportunidade e aptidão da produção da prova digital. Análise de fontes de informação e compreensão básica da arquitetura da internet. Demonstração de ferramentas práticas na análise de casos hipotéticos no processo do trabalho.
 
OBJETIVOS:
- Geral:
O objetivo geral consiste em introduzir os discentes na nova temática das provas digitais, compreendendo seus conceitos e sua relevância no cenário jurídico atual, e viabilizando a compreensão de sua eficácia, instigando um novo pensar digital.
 
- Específicos:
a) Compreender a legitimidade da produção da prova digital, bem assim possibilitar o uso de ferramentas que viabilizem sua respectiva validade no processo trabalhista.
b) Teoria e prática de casos práticos, com uso de ferramentas de geolocalização e de análise de perfis e de vínculos nas redes sociais e na internet de modo geral.
 
PROGRAMAÇÃO:
Vídeo 1: A evolução da sociedade digital. Big Data e Capitalismo de Vigilância.
Vídeo 2: Fontes abertas e fechadas. Conceitos e legislação. Sistemática processual: competência, aptidão para a prova, bilateralidade e oportunidade (prática em audiência).
Vídeo 3: Requisitos de validade. Adulteração. Ferramentas de validade e perícia forense.
Vídeo 4: Arquitetura da internet. Conceitos: provedor de conexão e de conteúdo. Tempo de guarda de registros. IP e VPN. Caminho do ilícito.
Vídeo 5: Casos práticos e uso de ferramentas específicas: Facebook, Instagram, Whatsapp, Twitter, fotografias, e-mail.